Filhote de cachorro chorando é realmente algo difícil. Além de partir nosso coração, pode ser um problema para dormir à noite e até mesmo causar desentendimentos com vizinhos.
Para que você possa focar só nas alegrias e descobertas que a chegada de um cãozinho vai trazer à sua casa, reunimos 7 dicas para ajudar a lidar com o choro do seu filhote. Confira tudo sobre o assunto abaixo!
Você também vai achar interessante:
➡️ Pode dar ou não frutas para cachorro?
➡️ Enriquecimento ambiental para cães
➡️ Pode dar banho em filhote de cachorro?
Choro de cachorro filhote: o que significa?
Todo filhote usa o choro para se comunicar com a mãe. É através dessas vocalizações agudas e repetidas que eles são ouvidos e atendidos, mesmo que a mãe esteja distante. Pense no bebê humano, por exemplo.
No caso dos cachorros, esse comportamento se torna um problema se o filhote continuar chorando por toda infância mesmo após desmamar e ganhar um lar. Por isso, é essencial investigar o que está mantendo o filhote de cachorro chorando para saber o melhor modo de resolver o problema e trazer conforto ao seu cão.
Por que o filhote pode estar chorando?
Seu filhote pode chorar por inúmeros motivos. O mais comum é pelo processo de adaptação ao novo lar. E isso é bem normal. Sua casa é um lugar esquisito para ele, com novos cheiros e ambientes. Leva um tempo (em média uma semana, que pode se estender dependendo do pet) para que ele se acostume com a nova rotina.
Além disso, seu filhote também pode estar chorando por estes motivos:
🐶 saudade da mãe e dos irmãos;
🐶 solidão ou ansiedade de separação;
🐶 fome;
🐶 sede;
🐶 frio;
🐶 desconfortos físicos ou dores;
🐶 entre outros.
Como fazer cachorro filhote parar de chorar à noite? 7 dicas
Agora que você já conhece as causas de filhote de cachorro chorando, veja abaixo 7 dicas que vão te ajudar a ter noites mais tranquilas com o pet.
1 – Leve o pet ao veterinário
Se você encontrou algum machucado ou há indícios de que o pet esteja sentindo dor, esse deve ser o motivo do choro. Nesses casos, leve-o imediatamente até um veterinário de confiança.
Entretanto, mesmo que o animalzinho não esteja ferido, também é uma boa ideia levá-lo para fazer uma avaliação da saúde. O profissional também vai poder te informar sobre alimentação, vacinas e cuidados gerais com o cãozinho.
2 – Verifique se ele não está com fome ou sede
Essa possibilidade deve ser sempre verificada. O ideal é que o cão tenha sempre à sua disposição água fresca num potinho e que seja alimentado nos mesmos horários. Isso evita que você esqueça de alimentá-lo e também ajuda a criar uma rotina. Cães adoram rotinas e elas podem contribuir para uma adaptação mais rápida do pet ao novo lar.
3 – Atenda suas necessidades antes que ele peça
Estabelecer uma rotina ajuda também que as necessidades do cãozinho sejam atendidas antes que ele precise chorar para informar você. Como visto, os filhotes choram para indicar necessidades, seja fome, sede ou frio.
4 – Prepare um local aconchegante para ele dormir
O ideal é que o filhote tenha uma caminha em um local seco, longe de sol, chuva ou umidade. Para deixar o espaço ainda mais aconchegante, especialmente nos dias frios, você pode aquecer a caminha com o secador na temperatura morna. Ou ainda deixar uma bolsa térmica embaixo dela. Mas sempre de olho na temperatura para não queimar seu filhote.
Alguns tutores, no desespero de parar de ouvir o filhote de cachorro chorando, levam o peludinho para dormir com eles na cama. Isso não é um problema se você não se importa em dividir a cama com o pet. Porém, se a ideia é que no futuro ele não durma com você, é melhor não fazer isso. Permitir que o pet compartilhe a sua cama durante um tempo e depois proibi-lo de manter essa rotina vai gerar um novo estresse de adaptação ao cão.
5 – Deixe uma roupa ou ursinhos de pelúcia com ele
Muitas vezes, o filhote de cachorro chora à noite porque sente falta de um cheiro conhecido. Uma boa dica para ele acostumar com a nova casa é deixar uma peça de roupa sua na caminha dele na hora de dormir.
Colocar bichinhos de pelúcia também pode ajudar que ele se sinta menos sozinho. Geralmente, o filhote vai para a nova casa acostumado a dormir com a mãe e com os irmãozinhos e os ursinhos de pelúcia podem ajudar a “simular” essas presenças.
6 – Enriqueça o ambiente e brinque com o pet
O enriquecimento de ambiente para cães traz inúmeros benefícios físicos e mentais para o pet. A técnica estimula o cão com atividades lúdicas, atrativas e divertidas. Às vezes, o filhote de cachorro chorando à noite pode ser por puro tédio. Por isso, brincar bastante com ele durante o dia vai deixá-lo cansado e sem energia para ter tédio durante a noite.
7 – Coloque músicas calmas para ele ouvir
Estudos indicam que músicas clássicas são capazes de acalmar os cães. Nos primeiros dias do filhote na sua casa, experimente deixar músicas de fundo durante a noite. Mas cuidado com o volume, os cães possuem ouvidos muito mais apurados do que os nossos e, dependendo do volume, as músicas podem surtir o efeito contrário.
E se o choro persistir?
Tenha paciência. Quando nos comprometemos em cuidar de um filhote de cachorro, temos que ter paciência e consistência. Desse modo, estabeleça a rotina com o pet e mantenha-a. Logo ele se adaptará ao novo lar.
E se você perceber que ele está chorando só para chamar a atenção, o ideal é não atendê-lo todo o momento que ele chora. A ideia não é ignorar o cãozinho, mas, sim, esperar um momento de pausa do choro para aparecer. Assim você evita que ele entenda que é só chorar que você vai.
Além disso, nesses casos, é interessante pensar na possibilidade de adestramento. Algumas técnicas, como o uso de petiscos para recompensar bons comportamentos, ajudam o cão a entender que ele não pode ter tudo na hora que deseja e ainda é uma maneira saborosa e divertida de ensinamento.
Não grite ou puna o cachorro filhote chorando
Nesse sentido, também não é legal gritar ou deixar o pet de castigo quando ele está chorando. Isso pode prejudicar seu relacionamento com ele, e, até mesmo, reforçar o choro. Alguns cães preferem uma reação negativa do que indiferença, então ele pode continuar chorando quando quiser um contato seu.
E lembre-se: melhor do que ignorar ou ralhar com o filhote de cachorro chorando é mostrá-lo o que você deseja que ele faça. Por exemplo, se ele chora para subir na cama, mas você não quer que ele suba, você pode se sentar no chão com ele para mostrar que ali é o lugar de brincar.
Quanto mais seguro e amado o seu pet se sentir, mais rápida será sua adaptação ao novo lar.
Filhote de cachorro com pedigree CBKC – Entregas em todo o Brasil
O Canil Guary Kamba é especializado nas raças pastor belga malinois e schipperke. Todos os nossos padreadores e matrizes são raças pura. Aqui no canil os filhotes contam com treinamento desde cedo para aprimorar as habilidades que os fazem únicos!
Agora que você já sabe como cuidar de filhote de cachorro chorando, adquira o seu. Confira as ninhadas disponíveis. Você também pode solicitar mais informações e fotos do seu filhote entrando em contato conosco.