Enriquecimento ambiental para cães: o que é, tipos e como fazer?

Enriquecimento ambiental para cães: o que é, tipos e como fazer?

O enriquecimento ambiental para cães é essencial para estimular o pet, oferecendo bem-estar e uma rotina mais saudável, divertida e feliz.

Existem 5 tipos e várias maneiras de proporcionar novos aprendizados e experiências de maneira lúdica para seu cãozinho. Quer ver só? Confira abaixo tudo sobre o assunto.

Você também vai achar interessante:

➡️ 8 cuidados com o cão no inverno

➡️ Existe cachorro que não late?

➡️ Cachorro cresce até que idade?

O que é enriquecimento ambiental?

É uma técnica utilizada para criar um espaço dinâmico, interativo e estimulante para o animal. O intuito é que ele se sinta incentivado física e mentalmente por atividades, igual seria na natureza.

Esse conceito começou a ser aplicado e difundido por biólogos e veterinários em todo o mundo nos anos 70.

Zoológicos, por exemplo, fazem enriquecimento ambiental ao fornecer aos animais um ambiente com árvores, lagos e outros elementos encontrados em seu habitat natural.

É possível enriquecer o ambiente para diferentes pets, mas neste artigo vamos focar num espaço para cães.

Enriquecimento ambiental para cães

Pastor belga malinois sentado e com aparência feliz.

O enriquecimento ambiental para cães nada mais é do que proporcionar um espaço com atividades que tenham a ver com a natureza deles. Cães são animais sociáveis, brincalhões, que se entediam facilmente e que adoram comer.

Além disso, eles são descendentes dos lobos e, esse animal selvagem não fica o dia inteiro dormindo e comendo, saindo ocasionalmente para passeios. Desse modo, cães precisam de mais atividades além dessas.

Nesse sentido, esse método busca aumentar a interação do pet com o ambiente em que vive através de atividades lúdicas divertidas, atrativas e que o desafiem.

Benefícios de enriquecer o espaço para o cão

✔️Proporciona maior conexão com seus instintos

✔️Auxilia no desenvolvimento de habilidades

✔️Ajuda no gasto de energia física e mental

✔️Reduz o medo e a agressividade

✔️Estimula os sentidos

✔️Desenvolve a inteligência

✔️Fortalece o vínculo com seu tutor

✔️Melhora a confiança do animal, diminuindo o medo de objetos e até mesmo de novas experiências

✔️Reduz estresse e outros problemas desenvolvidos por falta de estímulos (aumento de peso, ansiedade, transtornos compulsivos, hiperatividade, etc.)

Tipos

Existem cinco tipos de enriquecimento ambiental para cães, que buscam suprir as diferentes necessidades e desenvolver suas habilidades.

1 – Social

Filhotes de cachorros convivendo juntos num campo verde.

Cães são animais sensíveis e sociáveis. Eles tendem a gostar de interagir com humanos, outros cães e até mesmo animais de outras espécies. Muitos passam o dia sozinho em casa enquanto seus tutores trabalham fora. E isso pode aumentar ainda mais essa necessidade de interação com outros seres.

Assim como uma criança privada do contato social pode desenvolver problemas comportamentais e sociais quando adulto, o mesmo pode ocorrer com os cachorros. Por isso, o ideal é que desde filhote ele já seja acostumado a socializar. Quanto mais socialização e carinho um cão recebe, menos agressivo e medroso ele será.

Como fazer? Pode ser feito em parques ou durante os passeios e caminhadas, ou ainda, ao receber visitas em casa.

É preciso lembrar que, enquanto alguns cães são mais sociáveis, outros podem ter medo ou serem mais resistentes. Assim, é necessário que os momentos de socialização sejam sempre com a supervisão do dono e de preferência que comece já na fase filhote.

➡️ 5 benefícios de cachorro para crianças – Blog

2 – Alimentar ou nutricional

Comedouro de cachorro ideal para enriquecimento ambiental alimentar.

Cães adoram comer e essa é uma oportunidade de estimulá-los e desafiá-los, assim como seria na natureza — mas com obstáculos leves, claro. O objetivo do enriquecimento ambiental alimentar é estimular seu comportamento de caça.

Ideias: uma maneira é usar comedouros desafiadores, como aqueles em que a ração fica mais escondida e o cão precisa mexer bastante para conseguir comer. Outro modo é oferecer ao peludinho ração ou petiscos de diferentes tamanhos e texturas para estimular seu paladar e mastigação.

Você também pode esconder frutas no meio da comida dele. Só fique atento às frutas que podem ser ingeridas por cachorros e fique longe das que são perigosas para esses pets.

3 – Físico

Cachorro pastor belga pulando no ar.

Cachorros são animais ativos por natureza, não importa a raça. Entretanto, é sempre bom ficar de olho na necessidade de atividade física da raça do seu cão para ter certeza de estimulá-lo de maneira saudável.

Esse tipo de enriquecimento ambiental é ótimo para isso, já que visa incentivar a interação do cão com o ambiente e encorajá-lo a ser mais ativo fisicamente.

Como fazer? Crie um ambiente com muitos estímulos. Aqui vale apostar em circuitos, esconderijos, obstáculos e áreas de fuga.

Você pode fazer isso por meio de caixas de tamanhos diferentes e empilhadas, cordas penduradas para que ele morda, locais em que ele possa se esconder, substratos (caixas de areia, grama, folhas), estruturas para escalar, etc.

Esse espaço pode ser definitivo ou temporário. Recomendamos que seja temporário e que você mude os objetos de lugar periodicamente. Apenas isso já faz uma diferença enorme para seu peludinho, impedindo que ele se sinta entediado com o local.

➡️ O treinamento do pastor belga malinois – Blog

4 – Cognitivo

O cognitivo é um enriquecimento ambiental para cães importante para desenvolver a memória, equilíbrio e coordenação do pet.

O intuito é impulsionar a capacidade intelectual do animal, isto é, sua memória, coordenação, concentração e raciocínio. Para isso, sua mente é desafiada com brincadeiras, jogos e situações que o peludinho deve resolver para ganhar uma recompensa (geralmente um petisco).

Ideias: um circuito de atividades é ótimo, pois incentiva tanto seu físico quando seu intelecto. Outra ideia está relacionada também a outro tipo de enriquecimento ambiental, o alimentar, que é o uso de bolinhas interativas, que precisam ser rodadas para sair alimento.

➡️ Como usar reforço positivo em cães? – Blog

5 – Sensorial

Cachorro preto da raça schipperke sentado.

Aqui as atividades buscam atiçar outros sentidos além do paladar. Desse modo, as atividades e situações são voltadas para gerar estímulo visual, auditivo, olfativo, tátil e, claro, gustativo.

Como fazer: também pode ser realizado por meio de brincadeiras e brinquedos divertidos que envolvam comida. Mas uma outra ideia bastante interessante é colocar músicas para seu cão escutar.

Já há estudos que mostram que músicas clássicas ajudam esses pets a se sentirem mais calmos. Esse é um excelente recurso para acalmar o cão nos momentos em que ele precisa ficar sozinho.

⚠️Cuidado com o volume, que precisa ser moderado, para que não cause o efeito contrário. Além disso, não repita a mesma música incansavelmente. Salve uma playlist para seu cãozinho, ele merece um repertório interessante.

Canil Guary Kamba – Entrega de filhotes em todo o Brasil

Quatro filhotes de pastor belga malinois do Canil Guary Kamba.

Agora que você já sabe como fazer o enriquecimento ambiental para cães, que tal um novo pet para sua família? Aqui você encontra filhotes raça pura de pastor malinois e schipperke. Confira nossas ninhadas e qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Artigos relacionados