Qual a importância do reforço positivo para o treinamento de cães?

Qual a importância do reforço positivo para o treinamento de cães?

O treinamento de cães por reforço positivo é a abordagem mais popular usada por treinadores profissionais e amadores, e por boas razões!

O reforço positivo não apenas torna o treinamento uma experiência divertida e agradável para seu animal de estimação, mas também o ajuda a criar confiança em você ao longo do tempo.

Ao recompensar o comportamento positivo, você reduz a raiva e a frustração do seu cão colaborando para que ele se sinta orgulhoso de seu comportamento corrigido.

Você também vai gostar de ler:

➡️ A fascinante personalidade do malinois

➡️ Pastor malinois como cão farejador

➡️ Cão policial: pastor alemão ou malinois?

O que é reforço positivo?

O reforço positivo é uma maneira muito eficaz de treinar cães (e outros animais). Significa adicionar algo imediatamente após a ocorrência de um comportamento que faz com que a frequência desse comportamento aumente.

Tecnicamente falando, o termo se divide em duas partes. Reforço significa que o comportamento continua ou aumenta em frequência. Assim, se o comportamento diminuiu, não é reforço. E positivo significa que algo é adicionado.

Por exemplo, você pede ao cachorro para sentar, ele senta e você lhe dá um petisco (algo é adicionado). É mais provável que o cão se sente na próxima vez que você der esse comando (o comportamento foi reforçado).

Cachorro schipperke sentado.

Reforço positivo e negativo

No contexto da aprendizagem, positivo e negativo não são opostos. O reforço, seja positivo ou negativo, significa que você está reforçando algo para que aconteça novamente.

O treinamento de reforço positivo significa que você adiciona algo que seu cão realmente ama, como um petisco, depois que ele faz um comportamento. Se esse comportamento acontecer novamente, ou aumentar em frequência, então foi reforçado positivamente.

Já o reforço negativo significa que você está removendo algo para aumentar um comportamento ou fazer com que o comportamento aconteça novamente. Um exemplo disso é, ao treinar seu cão para sentar, pressionar suas costas para colocá-lo na posição sentada e, quando ele se senta com sucesso, você remove a pressão desagradável.

Ao remover a pressão, seu cão se sente aliviado por ter passado a sensação e é mais provável que se sente no futuro (aumentar o comportamento) para evitar o estímulo desagradável.

É importante entender que reforço negativo e punição não são a mesma coisa. A punição interrompe um comportamento, enquanto o reforço aumenta o comportamento.

Para realmente entender as diferenças entre reforço positivo e negativo, bem como punição positiva e negativa em termos simples, lembre-se:

🔶reforço positivo: o processo de adicionar um estímulo desejável para aumentar a frequência do comportamento.

🔶reforço negativo: o processo de remover um estímulo indesejável para aumentar a frequência do comportamento.

🔶punição positiva: o processo de adicionar um estímulo indesejável para diminuir a frequência do comportamento.

🔶punição negativa: o processo de remover um estímulo desejável para diminuir a frequência do comportamento.

Pastor belga malinois em treinamento por reforço positivo.

Por que usar reforço positivo?

A ciência nos diz que o treinamento baseado em recompensas é a melhor maneira de os cães aprenderem. Ao mesmo tempo, treinar com recompensas é divertido e ajuda a construir um vínculo positivo entre o cão e o dono.

Por isso, donos que treinam usando recompensas relatam menos problemas de comportamento em seus cães. Além disso, o treinamento baseado em recompensas ajuda a aumentar a confiança e incentivar os cães a pensarem por si mesmos.

Exemplos de reforço positivo

O reforço positivo pode incluir guloseimas, elogios, carícias ou um brinquedo, ou jogo favorito. Como a maioria dos cães é altamente motivada por comida, os petiscos funcionam especialmente bem para o treinamento.

Recompensas do ponto de vista do seu cão

A escolha errada de recompensa pode prejudicar seu treinamento. Se o seu cão não gosta de algo, diminuirá o desejo de repetir um comportamento. Por exemplo, “recompensar” seu cão com um tapinha no topo da cabeça pode parecer uma boa ideia, mas a maioria dos cães não gosta desse tipo de toque. Se o seu cão não gosta ou apenas tolera tapinhas na cabeça, você diminuirá a obediência dele no futuro, porque ele associará o que você pede a algo negativo.

Faça uma lista de todas as coisas que seu cão gosta e classifique os itens do mais emocionante para o menos. Quanto mais difícil o desafio de treinamento, como aprender um novo comportamento ou enfrentar um ambiente de distração, mais alta deve ser a recompensa.

Malinois correndo com bolinha na boca.

Como é o treinamento?

O treinamento através do reforço positivo resume-se em:

🐶recompensar comportamentos positivos com elogios, guloseimas e brinquedos;

🐶ignorar comportamentos indesejados e demandas de atenção;

🐶nunca castigar fisicamente o cão;

🐶paciência e constância. Essas duas características são as maiores aliadas do bom treinador, pois são a melhor maneira de reforçar o bom comportamento.

Filhotes de malinois e schipperke com pedigree CBKC

Três filhotes de pastor malinois brincando.

O Canil Guary Kamba é referência na criação de cães das raças schipperke e pastor belga malinois. Além de matrizes e padreadores importados (ou descendentes), os cães recebem treinamento específico para desenvolver as habilidades da raça!

Desse modo, nossos filhotes estão aptos para o trabalho policial, de cão de guarda em propriedades particulares (malinois), e também para serem o mais novo membro da sua família (schipperke e malinois)! Entregas em todo o Brasil!

Artigos relacionados