5 Tipos de coleira para cachorro: qual o melhor?

5 Tipos de coleira para cachorro: qual o melhor?

Existem vários tipos de coleira para cachorro e isso pode confundir tutores na hora de escolher o melhor para seu pet. Para te ajudar, trazemos abaixo 5 tipos de coleiras e como escolher. Acompanhe!

Você também vai gostar de ler:

➡️ O que fazer com filhote chorando?

➡️ Pode dar frutas para cachorro?

➡️ Enriquecimento ambiental para cães

1 – Coleira tradicional

Esse é o modelo mais comum. Possui o formato de um colar, ficando ao redor do pescoço do pet. Pode ter aquelas plaquinhas de identificação com o nome e telefone do dono.

Ela costuma ser utilizada pelos cães em casa, mas também pode ser usada com guia em passeios. É indicada tanto para cães pequenos como grandes. Entretanto, é preciso ter cuidado, já que a coleira tradicional é indicada para cães que não puxam a guia e não é recomendada para animais mais agitados. Isso é porque ela pode causar danos na traqueia do animal, dificultando a respiração e até mesmo causando problemas na coluna.

Coleira tradicional para cachorro na cor vermelha com pingente de osso prateado.

2 – Coleira peitoral para cachorro

Dos tipos de coleira para cachorro, é o mais popular, já que é confortável, seguro e pode ser utilizado em cães de todos os portes. Ela não apresenta riscos ao pescoço ou coluna do cãozinho e pode ser utilizada mesmo pelos cães que costumam puxar a guia.

Um cuidado na hora de escolher a coleira peitoral para cachorro é optar por um tamanho que sirva certo no pet. Caso contrário, ele poderá se soltar.

Coleira peitoral para cachorro com guia na cor azul.

3 – Cabresto

A coleira tipo cabresto simula um arreio de cavalo, passando pelo pescoço e focinho do cão. A intenção é que o cachorro fique focado, olhando para frente e sem puxar. É indicada no começo do adestramento de cães agitados com hábito de pular nas pessoas.

É um modelo desconfortável para o pet e exige paciência para que ele se acostume. Nesse sentido, alguns adestradores não gostam de utilizar esse tipo de coleira para cachorro. Afinal, o problema comportamental do cão deve ser resolvido pelo adestrador e não pela ferramenta.

Coleira cabresto na cor preta.

➡️ Como é o treinamento do pastor malinois? – Blog

4 – Guia unificada (enforcador)

Esse também está entre os tipos de coleira para cachorro mais polêmicos. A coleira conhecida como “enforcador” é bastante indicada por adestradores tradicionais, mas hoje em dia muitos profissionais abominam o acessório e afirmam que está ultrapassado.

Quando o cão usa essa coleira, toda vez que ele puxa, ele recebe um solavanco no pescoço. A ideia é que sentindo o desconforto, o pet pare de puxar.

É um modelo que precisa de bastante cuidado, porque se o cão for muito forte ele vai se machucar ou ficar engasgando todo o momento. Assim, se optar por esse modelo, sempre verifique se a coleira está bem regulada. Além disso, o melhor é sempre acalmar o pet de outra maneira em momentos de frenesi.

Uma dica para donos de cães muito grandes e agitados, é usar o enforcador ou guia unificada em conjunto com a coleira peitoral. Enquanto a coleira peitoral é a condutora, o enforcador fica ali apenas como medida preventiva. Assim, evita machucados no pescoço do pet sem perder a segurança, usando o enforcador caso seja necessário.

A guia unificada, ou enforcador, é um dos tipos de coleira para cachorro mais polêmicos.

5 – Coleira de liberação rápida

É a coleira indicada para passeios onde o cão pode ficar livre, já que é fácil de ser travada e destravada, sendo uma ótima substituta para os modelos com fivelas.

A coleira de liberação rápida é o tipo ideal para soltar o cachorro sem dificuldades em parques ou outras áreas livres.

Qual o melhor tipo de coleira para cachorro?

A verdade é que não existe o melhor entre os tipos de coleira para cachorro. A melhor coleira para seu pet é aquela que vai atender a ergonomia e necessidades dele. Entretanto, a coleira peitoral é a mais popular, já que é confortável, segura e existe em diferentes tamanhos.

Além do melhor tipo de coleira para cachorro, é importante pensar na guia da coleira. A dica é que seja uma guia longa (de pelo menos 2 metros). Assim, o pet poderá cheirar, se afastar, mudar de lado. O bom da guia longa é que quando necessário você pode encurtá-la. A guia curta não pode ser alongada.

Ainda sobre as guias, também existe a guia retrátil. Mas ela só é recomendada para cães que não puxam. Muitos acidentes com a guia retrátil já foram relatados.

Dicas para seu cão se adaptar com a coleira

Muitos cães não gostam da coleira de primeira. No começo, o animal pode achá-la um pouco incômoda, já que ele não está costumado com o acessório. Por isso, separamos algumas dicas de adaptabilidade que costumam funcionar.

🦮 Mantenha o cão com a coleira por pouco tempo no dia;

🦮 deixe o acessório folgado no pescoço do seu pet;

🦮 brinque com o seu cão após colocar a coleira. Assim, ele vai associar o objeto a algo bom;

🦮 não brigue se ele tentar tirar a coleira, para que ele não associe o objeto a um castigo;

🦮 só saia com o cão de coleira depois que passar o período de adaptação.

Cachorro schipperke.
Cachorro da raça schipperke, um mini pastor belga ideal como cão de família.

Por que é importante usar coleira para cachorro?

O uso da coleira é imprescindível para garantir a segurança do cão durante o passeio. Veja abaixo esse e outros benefícios!

Prevenir acidentes

A coleira permite que você fique próximo do seu cachorro e previna acidentes, como quedas em buracos, atropelamentos ou ainda contato com objetos perigosos (fio elétrico caído, por exemplo).

Cães não sabem identificar situações perigosas e a coleira para cachorro ajuda a evitar que eles se machuquem.

Evitar fugas

Por mais obediente que o cão seja, cada passeio é uma novidade para ele, são tantos cheiros e possibilidades que ele pode ficar entusiasmado demais e tentar fugir para algum lugar que capturou sua atenção.

Diminuir a agitação

Como visto, cada passeio é uma novidade e o pet pode ficar muito agitado. Desse modo, a coleira ajuda a controlar essa ansiedade e a proporcionar interações mais calmas entre ele e outros pets, por exemplo.

Educar o cão

A coleira para cachorro permite que seu bichinho fique perto de você e isso facilita o ensinamento de como se comportar na rua, tendo outros animais e pessoas ao redor.

Identificar o pet

Se a coleira para cachorro possuir uma daquelas placas de identificação, também facilita no encontro do dono em caso de fuga do pet. Mas não é só para essas situações que a plaquinha serve. Nos passeios em praias e parques também fica mais fácil identificar o dono e até mesmo nas visitas ao veterinário.

Canil Guary Kamba – Filhotes com pedigree CBKC

Três filhotes de pastor belga malinois correndo em gramado.
Filhotes da raça malinois brincando no canil Guary Kamba.

Você já conhecia todos esses tipos de coleira para cachorro? Aqui no Canil Guary Kamba somos especializados na criação de pastor belga malinois e schipperke, duas raças de cães com características únicas. Saiba mais sobre cada uma delas e confira as ninhadas de raça pura com entrega para todo o Brasil.

Artigos relacionados