Cachorro para criança: confira 5 benefícios!

Cachorro para criança: confira 5 benefícios!

Um cachorro para criança traz muitos benefícios ligados ao desenvolvimento e qualidade de vida dos pequenos. Isso porque o cão ajuda a criança a desenvolver diversas habilidades que levarão para o resto da vida: responsabilidade, convívio social, carinho, empatia e muitas outras.

Confira abaixo 5 benefícios e como escolher o melhor peludinho para seus filhos.

Você também vai gostar de saber:

➡️ Cachorro cresce até que idade?

➡️ Qual cachorro pequeno escolher?

➡️ A personalidade do pastor malinois

Por que adquirir um cachorro para criança?

Não é segredo que os cães são capazes de nos proporcionar muitos momentos de alegria. Além disso, eles também são responsáveis por melhorar nossa qualidade de vida e gerar bons momentos em família.

Com as crianças isso não é diferente. O animalzinho consegue trazer benefícios incríveis, que farão parte da vida dos pequenos para sempre!

Cães são capazes de auxiliar no desenvolvimento de diversos aspectos de convívio social e psicológico, ajudando a lidar com sentimentos, como frustração, amor, carinho, convivência e até mesmo trazendo benefícios à saúde.

Abaixo você confere as 5 principais vantagens de adquirir um cachorro para os pequenos.

Filhote de pastor belga malinois para crianças.

1 – Relacionamento e vínculo afetivo

Um cachorro para criança é muito mais do que uma companhia para brincar, porque ao conviver com um cão, a criança começa a desenvolver relacionamento e vínculo afetivo.

Ela aprende desde cedo com seu amigo de quatro patas a interpretar os sentimentos e necessidades de outro ser.

Desse modo, o dia a dia com o cachorro ajuda a criança a criar percepção de carinho, sensibilidade, empatia e amor com outro ser vivo. Esse desenvolvimento é refletido diretamente no relacionamento que a criança terá ao longo da vida com outras pessoas.

Crianças em contato com cães desde cedo também têm uma tendência maior a saber dividir e interagir dentro de círculos sociais. E essa habilidade é levada com elas para o resto de suas vidas.

2 – Responsabilidade e autonomia

Cachorros são uma excelente alternativa para uma criança criar senso de responsabilidade.

O animal é um ser totalmente dependente. Assim, as crianças precisam suprir as necessidades do bichinho — como dar água, comida, carinho, atenção, limpar a sujeira e levar para passear.

3 – Qualidade de vida

Trazer um cachorro para uma criança vai melhorar significativamente a qualidade de vida dela e da sua família.

Com tanta tecnologia disponível a todo momento, é comum que a criança fique boa parte do tempo na frente de uma tela.

A convivência com um cão pode mudar esse cenário e proporcionar mais atividade física através de brincadeiras e muitos momentos de interação entre toda sua família.

O cão passa a participar da família e da vida diária da criança, possibilitando passeios em locais abertos, corridas e muitos momentos especiais.

4 – Saúde

Estudos comprovam que a convivência entre cachorros e crianças pode gerar uma melhora significativa na saúde.

No dia a dia, essa melhora é notada pelo fortalecimento contra alergias respiratórias, que ocorre pelo contato com os pelos do animal desde cedo e fortalece o sistema imunológico.

A melhora na qualidade de vida e saúde através de cachorros para crianças também se destaca em casos especiais como os de crianças com deficiências motoras e cognitivas!

Filhote de pastor malinois brincalhão correndo.

5 – Controle das frustrações e lições sobre a vida

Um cachorro para criança pode significar muito aprendizado sobre situações que passamos no decorrer da vida.

Durante nossas vidas passamos por momentos complicados ou até mesmo difíceis de superar. O relacionamento com o animalzinho trará esse aprendizado de uma maneira mais suave.

Coisas do cotidiano, como frustrações, luto e possíveis imprevistos são alguns dos ensinamentos que poderão ser muito úteis ao longo da vida da criança.

Como escolher as melhores raças de cachorro para crianças?

Encontrar o melhor cachorro para criança envolve uma série de fatores importantes, como a idade e o temperamento da criança.

Filhotes geralmente são animais mais adaptáveis e agitados, se comparados a cães adultos.

Uma das maiores preocupações para os pais no momento de escolher o cão ideal para os filhos é em relação a raça e o porte do cachorro. Mas quais as melhores raças de cachorro para crianças?

Na hora de escolher, você deve se lembrar que crianças amam correr e brincar. Elas têm muita energia, e o cachorro escolhido precisa acompanhar esse ritmo do dia a dia.

Confira abaixo dois dos melhores exemplos de cães com muita energia — um de pequeno e outro de médio porte. Essas duas raças são conhecidas por fornecer animais que podem se tornar o melhor amigo dos seus filhos e uma excelente companhia para a família toda!

Além disso, esses cães são o que chamamos multifuncional, ou seja, além de brincarem muito, serem carinhosos e terem muita energia, eles também manterão você e sua família em segurança.

Cachorro de médio porte para criança

Uma das melhores raças de cachorro para crianças, o pastor belga malinois.

O pastor belga malinois é um excelente cachorro para criança. Essa raça possui características incríveis de convivência, segurança e afetividade.

Os principais benefícios de ter um malinois fazendo parte de uma família com crianças são:

  • instinto de segurança e proteção à família;
  • cão extremamente confiável;
  • cachorro muito afetuoso com os donos e também muito sociável;
  • gosta de brincar e está sempre disposto;
  • essa raça é muito ativa;
  • cão equilibrado e tolerante;
  • atende prontamente a comandos se treinado da forma correta.

➡️ Confira mais informações sobre essa raça

Cachorro de pequeno porte para criança

O schipperke, um cão de pequeno porte que pode atingir até 8 kg quando adulto, é um exemplo perfeito de cachorro para criança.

Essa raça se adapta facilmente em ambientes pequenos como apartamentos, desde que suas necessidades de atividade sejam supridas, claro.

Os maiores benefícios de ter um schipperke são:

  • porte pequeno;
  • adapta-se facilmente em apartamentos;
  • alegre e muito inteligente;
  • necessita de pouca frequência veterinária;
  • possui muita energia para brincar;
  • apegado e afetuoso com os donos;
  • seus instintos de pastoreio o tornam um excelente cão-vigia;
  • muito sociável.
  • não tem cheiro mesmo se ficar por meses sem banho.

O schipperke é uma excelente opção de cachorro pequeno para crianças.

➡️ O que saber antes de comprar schipperke? – Blog

Agora que você já conhece os benefícios de um cachorro para criança, fica mais fácil escolher o que vai se adequar melhor na sua família!

Aqui no Canil Guary Kamba você encontra filhotes de raça pura para oferecer um desenvolvimento mais saudável e feliz aos seus filhos!

Entre em contato e confira mais detalhes sobre os filhotes de malinois e schipperke.

Artigos relacionados