Como cuidar de filhote de cachorro? 7 dicas práticas!

Como cuidar de filhote de cachorro? 7 dicas práticas!

Trazer um novo filhote para sua casa mudará sua vida para sempre. Filhotes podem dar muito trabalho, mas também trazem muita alegria ao seu mundo! Se você está adquirindo seu primeiro cão ou apenas precisa de uma atualização de como cuidar de filhote de cachorro, continue a leitura! Abaixo trazemos 7 dicas práticas.

Você também vai gostar de ler:

➡️ 5 tipos de coleira para cachorro

➡️ Filhote chorando: o que fazer?

➡️ Cachorro cresce até que idade?

1 – Prepare a casa para a chegada do seu filhote

Qualquer pessoa que já tenha recebido um bebê ou criança pequena em casa sabe que existem certos itens de uso diário que precisam ser removidos e mantidos fora do alcance para garantir segurança.

Tal como os bebês e as crianças pequenas, os cachorros são naturalmente curiosos e vão explorar o seu novo território. E isso pode significar entrar em situações potencialmente perigosas!

Então uma das dicas mais importantes de como cuidar de filhote de cachorro é prezar por criar um espaço seguro. Comece designando ou cercando uma parte da casa, que se tornará o novo território do seu filhote nos primeiros meses. Em seguida, certifique-se de que os seguintes itens estejam fora do alcance:

⚠️Itens elétricos e cabos

⚠️Produtos químicos e toxinas

⚠️Plantas

⚠️Tapetes

⚠️Objetos que quebram

⚠️Objetos de valor

⚠️Lixo

Além de retirar objetos perigosos do alcance do pet, é preciso preparar também o ambiente para as coisas dele. Encontre um bom lugar para comedouro, bebedouro, tapete higiênico e caminha do cão.

Filhote de pastor belga malinois.

2 – Leve-o ao veterinário e respeite o calendário de vacinação

Uma das maiores preocupações em como cuidar de filhote de cachorro está relacionada à saúde do pet. Assim como os bebês humanos, que visitam o pediatra com regularidade nos primeiros meses de vida, o filhotinho de cachorro também precisa de cuidado profissional.

Nos primeiros três meses de vida, por exemplo, ele deve receber as doses da vacina múltipla (V8, V10 ou V11), seguida pela antirrábica, assim como vermifugação. Não é indicado que ele saia na rua antes de receber as vacinas e os vermífugos! Existem outras vacinas ainda, mas que não são obrigatórias. Consulte um veterinário de confiança para descobrir se é recomendado que seu cão receba essas vacinas não obrigatórias também.

Respeitar o calendário vacinal é importante não só para preservar a saúde do pet, mas também para evitar doenças que passem de cão para humano — a raiva é uma delas, por exemplo, e é quase sempre fatal depois do aparecimento dos sintomas!

Além das vacinas e dos vermífugos, o veterinário pode recomendar um antipulgas. O profissional também vai examinar seu cãozinho para atestar que está tudo bem com ele e, caso não esteja, a descoberta precoce será grande aliada para a rápida recuperação do seu pet.

O veterinário também pode te ajudar indicando o melhor tipo de ração e as porções diárias necessárias para seu animalzinho.

3 – Cuide da alimentação do pet e dos exercícios

É importante que durante o primeiro ano de vida você esteja atento à alimentação do seu cãozinho. Durante esse período, ele deve ser alimentado exclusivamente com ração para filhotes para receber os nutrientes necessários para seu crescimento.

Nesse sentido, é importante lembrar que, entre seis e oito semanas de vida do filhote, acontece o desmame. A introdução alimentar pode ser feita com ração úmida e papinha, que podem ser divididas em cinco porções diárias.

Conforme o cãozinho vai crescendo, você pode escolher entre uma variedade de opções, incluindo ração premium e alimentos naturais e crus.

Filhotes de cachorro brincando em campo gramado.

Além da alimentação, as dicas de como cuidar de filhote de cachorro envolvem também a necessidade de exercícios físicos. Tenha em mente que os filhotes precisam de muito menos exercício do que os cães adultos.

Deixe seu filhote brincar, andar, correr e explorar ao ar livre em uma área confinada e segura pelo menos uma vez por dia. Você pode usar a idade do filhote (em meses) vezes 5 minutos para determinar quanto tempo de brincadeira ele deve ter por dia. Por exemplo, se o seu cachorro tem 6 meses, o tempo de brincadeira recomendado é de 30 minutos por dia.

4 – Adquira outros objetos importantes

Além da ração, existem outros suprimentos que você deve adquirir para garantir o conforto e a qualidade de vida do seu filhote em fase de desenvolvimento. São eles:

✅ comedouro e bebedouro;

✅ tapete higiênico;

✅ caminha de cachorro;

✅ brinquedos;

✅ coleira e plaquinha de identificação;

✅ petiscos.

5 – Faça a socialização

Cães costumam ser animais bastante sociáveis. Porém, se a socialização não for feita da maneira correta, o pet pode sofrer na vida adulta. Por isso, esse é um tópico importantíssimo quando falamos em como cuidar de filhote de cachorro.

Após passado o período da vacinação, você deve proporcionar boas experiências a ele com outros animais, lugares e pessoas. Caso contrário, ele pode se tornar um cão adulto muito entusiasmado em novas situações, ou inseguro, ou até mesmo agressivo!

Uma das dicas de como cuidar de filhote de cachorro é fazer a socialização do pet com outros animais e pessoas.

6 – Treine seu filhote para boas maneiras

Antes do treinamento para que o cão entenda comandos básicos (senta, deita ou fica) ou até mesmo avançados, é preciso ensinar boas maneiras diárias para ele. Uma dica é ter uma rotina definida para o pet, cães adoram rotina e se tornam menos inseguros e mais disciplinados quando possuem uma.

Desse modo, tenha horário para acordar, comer, brincar, dormir. Não esqueça que um filhote faz suas necessidades logo após comer ou beber água. O recomendado é que assim que ele fizer uma dessas coisas, ele seja levado até a área de higiene, o local onde você quer que ele faça xixi e cocô. Assim ele acostuma desde cedo qual o lugar certo de fazer suas necessidades.

Outra dica é ter um dispenser de comida para enriquecimento ambiental e distração do cão. Ossos de nylon também ajudam a evitar que o cão destrua móveis e objetos.

➡️ Como usar reforço positivo em cães? – Blog

7 – Aproveite muito seu filhote

O vínculo que você cria com seu filhote começa no momento em que ele entra em sua vida e nunca para de crescer. Você pode nutrir esse vínculo sabendo como cuidar de cachorro filhote por meio de afeto, treinamento, higiene, brincadeiras, exercícios e participação em várias atividades.

Lembre-se, apesar de a fase de adaptação poder ser um desafio, filhotes crescem rápido. Aproveite bastante para criar memórias incríveis com seu cãozinho durante seu desenvolvimento.

Filhotes de Schipperke e Pastor Belga Malinois – Canil Guary Kamba

Ninhadas de pastor belga malinois.

Agora que você já sabe como cuidar de filhote de cachorro, conheça o novo membro da sua família. Aqui no Canil Guary Kamba você encontra filhotes de malinois e schipperke de raça pura. Entregamos em todo o Brasil.

Artigos relacionados