Cão farejador: como é o treinamento do pastor malinois?

Cão farejador: como é o treinamento do pastor malinois?

O cão farejador é essencial para alguns trabalhos, como os de forças policiais e de equipes de resgate de pessoas. Entre todas as raças utilizadas para busca de drogas, armas e pessoas soterradas, uma se destaca como o olfato mais apurado entre os caninos: o pastor malinois. Abaixo você confere tudo sobre o assunto.

Leia também:

➡️ Cão policial: pastor alemão X malinois

➡️ A fascinante personalidade do malinois

➡️ Como usar reforço positivo para cães?

O olfato canino

A característica universal de qualquer cachorro — mesmo os que não são cães farejadores — é ter o olfato como sentido mais apurado. Comparado a nós, seres humanos, qualquer cão é capaz de captar rapidamente odores que passam despercebidos pelas pessoas. Entretanto, há diferenças na sensibilidade olfativa de cada raça de cachorro.

Cães com o faro mais poderoso contam com mais de 200 milhões de células olfativas! Para se ter uma noção, em nível de comparação, mesmo um fox terrier, famoso por ser um exímio caçador de raposas, possui “só” 147 milhões dessas células. Já o basset conta com 120 milhões. E o homem, possui apenas 5 milhões.

Por isso, os cachorros são capazes de detectar odores em concentrações até 100 milhões de vezes menores que as identificadas pelo homem. Desse modo, cães podem perceber uma gota de sangue diluída em até 5 litros de água. Esse talento canino é extremamente útil na identificação de itens suspeitos em diferentes tipos de investigação!

A atuação dos cães farejadores

Apesar de serem mais conhecidos pelo trabalho de busca de drogas ilícitas, um cão farejador também é capaz de encontrar pessoas (e cadáveres) vítimas de desastres, assim como outros objetos variados (como bombas e armas, por exemplo). De modo geral, são animais muito importantes para forças policiais e militares, e equipes de bombeiros e resgates.

Confira todas as atuações dos cães farejadores.
Cão da raça malinois, conhecida pelo olfato extremamente apurado.

Quanto ao gênero do animal para o trabalho, não há muitas diferenças entre cão macho ou cão fêmea. Entretanto, algumas pessoas consideram as fêmeas melhores, já que não se “distraem” com outros cheiros. Diferente dos cães machos que costumam apresentar características instintivas (procurar cachorras no cio e necessidade de marcar território). Mas não se preocupe: se o cachorro mostra aptidão ao trabalho e é bem treinado, isso não será um problema.

Cães de resgate

Os cães são os recursos mais eficientes na localização e resgate de pessoas, pois são essenciais na detecção do odor humano. Afinal, o faro dos cães chega onde os olhos humanos e os equipamentos não alcançam!

Farejadores de drogas

Os cães mais utilizados no combate ao tráfico de drogas são de raças conhecidas por fornecer os melhores farejadores do mundo: pastor alemão, labrador, golden retriever e, em especial, o pastor belga malinois.

Os diferenciais do Pastor malinois como cão farejador

O olfato dessa raça de destaca por ser extremamente apurado. Seu faro é tão especial que o malinois está registrado no livro dos recordes mundiais, Guinness Book, como o maior farejador de drogas! De fato, seu olfato é tão potente que um de seus talentos é a capacidade de identificar câncer de próstata!

Porém, além de ser dono do melhor faro canino do mundo, essa raça possui outras qualidades especialmente úteis para funções em segurança e proteção. Como obediência e lealdade ao dono, foco, inteligência, energia, robustez, resistência ao calor e ao frio e coragem.

Jota, um dos cães da raça malinois do canil Guary Kamba.
Jota, um dos padreadores malinois do Canil Guary Kamba.

➡️ Confira mais informações sobre essa raça

Todas essas particularidades são imprescindíveis, já que um cão farejador — seja no trabalho de apreensão de drogas, seja na localização e resgate de pessoas — precisa ser altamente treinado e ter a capacidade de ficar horas ativo e focado em seu trabalho!

Devido à sua aptidão ao trabalho e intenso foco, o pastor belga malinois é uma das raças preferidas para cães policiais e militares em todo o mundo. Comparado ao pastor alemão — outro cão bastante utilizado para trabalho policial — o malinois é menor e mais ativo. Acredita-se também que a raça belga apresente menos problemas de saúde do que a raça alemã!

O treinamento do pastor belga malinois

Para ser um cão farejador, esses cachorros precisam ser disciplinados e treinados excepcionalmente bem para aproveitar todas as qualidades dessa raça. A vantagem é que eles são cães inteligentes e adequados para muitas tarefas, podendo ser treinados para se destacar.

O treinamento do malinois como cão farejador começa ainda quando o animalzinho é um filhote. Se nascido em um canil de qualidade, ele já terá sua rotina de treinamentos específicos para suas habilidades.

O animal deve ser treinado pra socialização e para responder a comandos básicos do tutor. Mas seu treinamento específico foca em desenvolver o faro do animal.

Além do estímulo olfativo, esse cão precisa de atividades físicas com regularidade para manter o bom condicionamento físico, assim como uma alimentação balanceada.

Pastor malinois em treinamento no canil Guary Kamba.

Treinamento para busca de drogas

Durante o treinamento, o cão é recompensado com reforço positivo: elogios e agrados do treinador.

Se o cão não é bem-sucedido no exercício, ele não recebe punição, claro, mas pode ser afastado do treinamento se percebido que não será útil no trabalho.

Conforme cresce, o treinamento do cão farejador avança e o grau de dificuldade do exercício aumenta.

A Aisha, cadela malinois aqui do canil Guary Kamba, é um excelente exemplo das habilidades da raça quando criada num canil que oferece treinamento específico!

Aisha, cachorra malinois da guarda civil de Sertãozinho/SP.
Aisha, cadela do canil Guary Kamba, hoje integra a equipe de Romu da Guarda Civil de Sertãozinho (SP) como cão farejador.

Hoje ela é K9 da equipe de Romu da Guarda Civil Municipal de Sertãozinho (SP) e ajuda a equipe no trabalho contra o tráfico de drogas. No dia 22/02/22, em um patrulhamento numa região da cidade onde a prática é comum, a viatura abordou um adolescente que apresentou nervosismo ao avistar os guardas.

Após a revista pessoal, foram encontradas pequenas porções de drogas (maconha e crack). Entretanto, o adolescente acabou confessando que próximo dali, entre os entulhos na rua, havia mais entorpecentes escondidos. A K9 Aisha então usou seu faro de malinois e encontrou com maestria 3 porções de maconha, 5 pedras de crack e 15 pinos de cocaína!

➡️ Qual o melhor cão policial? – Blog

Treinamento de cães de resgate

Já no treinamento de cão farejador para localização de pessoas desaparecidas e de sobreviventes de tragédias, os cães são treinados para identificar odores disfarçados embaixo de metros de escombros.

Filhote de pastor malinois – Canil Guary Kamba

Está em busca de filhotes de pastor malinois para trabalho policial ou proteção de propriedades? No Canil Guary Kamba você encontra filhotes de pedigree de matrizes e padreadores importados ou descendentes que garantem as características da raça!

Filhotes de pastor malinois para cão farejador.

🐕‍🦺Filhotes de raça pura malinois com certificado pedigree

🐕‍🦺Entrega de filhotes em todo o Brasil!

➡️ Quero conhecer as ninhadas

Artigos relacionados