Cachorro Policial: Pastor Alemão ou Belga Malinois?

Cachorro Policial: Pastor Alemão ou Belga Malinois?

Quando se fala em cachorro policial, duas raças se destacam: pastor alemão e pastor belga Malinois. Ambos têm muito em comum: foram criados para pastoreio de ovelhas e outros rebanhos, são usados ​​para trabalho militar e policial, são cães ativos e altamente treináveis. Então, quais são as diferenças e qual o melhor para o trabalho? Confira abaixo!

Você também vai gostar de ler:

➡️ Lulu da Pomerânia X Schipperke

➡️ Cão de guarda: qual a melhor raça?

➡️ Cão farejador: treinamento do malinois

Atributos e funções do cachorro policial

A polícia confia em cães para executar funções importantes, como rastrear suspeitos e pessoas desaparecidas, e farejar drogas, por exemplo. Assim, o cachorro policial precisa ter como atributos inteligência, agressividade, força, agilidade e olfato poderoso.

Para poder desempenhar o melhor de sua capacidade, a polícia está sempre tentando encontrar a raça perfeita com essas características essenciais e que se adaptem perfeitamente ao trabalho. Dentre todas as raças de cachorros, duas se destacam por sua excepcionalidade: pastor alemão e belga Malinois.

Origem do Pastor alemão

No final do século XIX, um oficial de cavalaria alemão, o capitão Max von Stephanitz, trabalhou para combinar as várias raças de cães de pastoreio em uma raça uniforme, criando a base do pastor alemão como o conhecemos hoje. O cão versátil e inteligente tornou-se um dos mais populares entre os criadores de todo o mundo.

Origem do pastor alemão.

Origem do pastor belga

O belga Malinois também foi originalmente criado para pastorear ovelhas. Eles fazem parte de um grupo de cães da Bélgica conhecidos como pastores belgas – junto com o Tervueren, Groenendael e o Laekenois – cujos tipos foram refinados no final de 1800 a partir de cães de pastoreio provavelmente usados ​​​​por séculos!

Assim, suas excelentes habilidades de pastoreio foram aproveitadas desde o início para o trabalho policial e militar!

Origem do pastor belga malinois.

➡️ Confira mais características dessa raça – Canil Guary Kamba

Características e diferenças

CaracterísticasPastor AlemãoPastor belga Malinois
Altura60 a 65 cm56 a 66 cm
Peso35 a 45 kg28 a 30 kg
Expectativa de vida9 a 13 anos12 a 14 anos

O malinois parece um pastor alemão menor e, geralmente, mais loiro. Por isso, às vezes é até confundido com a raça alemã. Embora sejam menores e de ossatura mais fina, com um tipo de suavidade elegante, são cães fortes e musculosos quase incansáveis!

O pastor alemão é, aproximadamente, 10% maior do que o Malinois. Com seu tamanho um pouco maior, seus pelos também são um pouco mais longos, com um pouco mais de penugem e subpelo – inclusive, há até uma variedade de pastor alemão de pelagem longa.

Temperamento

O belga malinois possui o temperamento ideal para o trabalho policial.
O Malinois pode ter o pelo de cor amarela, acenourada ou cinzenta com tons de preto na face e em alguns lugares do corpo como pescoço ou rabo. O filhote, geralmente, possui pelo mais escuro, e sua coloração se define aos 18 meses!

Tanto os pastores alemães quanto os belgas Malinois são ótimos cães para o trabalho. Tal como acontece com a maioria das raças de pastoreio, eles são parceiros inteligentes e dispostos, que gostam de trabalhar ao lado de seus humanos.

Esta alta capacidade de trabalho e versatilidade é o que tornou ambas as raças tão valorizadas pelas unidades policiais e militares. Além da aptidão, eles parecem ter um desejo para a aventura e, como raças de pastoreio, são muito alertas e profundamente conscientes de seus arredores!

Isso contribui para uma grande parceria em praticamente qualquer empreendimento, mas especialmente nas situações de alto risco do trabalho policial ou militar, onde esses cães são inestimáveis ​​para seus treinadores e suas unidades!

Níveis de atividade

Das duas raças, o Malinois Belga é, geralmente, considerado o mais enérgico e ativo, mas ambas as raças precisam de exercícios regulares devido à alta taxa de energia.

Embora esteja longe de ser preguiçoso, o pastor alemão médio não é tão ativo quanto o belga Malinois!

Qual é melhor – pastor belga Malinois ou pastor alemão?

Para muitas funções, o belga Malinois se mostra como o melhor cachorro policial. Ele é rápido, atlético, possui energia ilimitada, é extremamente ágil e forte, apesar de seu corpo menor e mais leve. Essa raça também não é tão propensa a ter doenças e problemas de saúde quanto o cão pastor alemão.

Os pastores alemães, por outro lado, têm uma constituição mais maciça e poderosa, são mais pesados ​​e maiores. O que facilita para derrubar oponentes mais fortes e difíceis, e mantê-los lá até que a polícia chegue ao local. Porém, um fator que se destaca é o da agressividade do Malinois, que é maior do que a do pastor alemão.

O pastor malinois é o melhor cachorro policial.
Pastor Malinois em alerta.

Embora, tanto o malinois quanto o pastor alemão possam ser treinados para mostrar comportamento agressivo em relação a criminosos em fuga, a raça belga se mostra de natureza mais agressiva, o que é bom para a polícia e para o trabalho que são designados!

Atualmente, a maioria das forças policiais já está escolhendo o Malinois como o melhor cachorro policial, considerando-o a melhor opção por causa das suas características únicas. Uma delas, seu poderoso olfato, considerado o melhor farejador de drogas do mundo!

Qual cachorro policial é mais fácil de treinar?

Na hora de treinar, o belga Malinois também oferece mais vantagens, pois é um cachorro que aprende mais fácil e mais rápido, oferecendo economia de tempo no treinamento.

Embora os pastores alemães também sejam muito inteligentes e treináveis, os malinois são mais fáceis de controlar e mais envolvidos na atividade e no processo de treinamento, pois são muito curiosos, dispostos a agradar e dar o seu melhor!

Como é o treinamento do Malinois?

Cães dessa raça belga aprendem bem com treinamento de reforço positivo. Isso envolve recompensar o cão depois de realizar o comportamento ou comando desejado para que eles estejam ansiosos para repetir a ação, especialmente quando eles sabem que uma recompensa (um elogio ou um petisco) os espera.

O belga Malinois pode aprender muitas habilidades que são indispensáveis ​​e cruciais em uma missão policial. Eles podem pular alto, se livrar de obstáculos em seu caminho com facilidade e escalar diferentes estruturas para chegar ao outro lado ou escapar do perigo.

Pastor belga malinois em treinamento correndo com uma bolinha na boca.

Eles também podem ser ensinados a usar seu super olfato para encontrar criminosos suspeitos, cadáveres que a polícia está procurando ou pessoas que desapareceram após uma tragédia (rompimentos de barragens, por exemplo).

Qual o melhor cachorro policial?

Desse modo, apesar dos Pastores Alemães servirem na força policial obedientemente por várias décadas, nos últimos anos os Malinois começaram a substituí-los. O cão belga Malinois é o melhor para a polícia usar em seu trabalho, pois esses caninos combinam força com agilidade e velocidade.

­Isso torna mais fácil perseguir e derrubar suspeitos, e eles aprendem mais rápido, pensam mais rápido e reagem mais rápido.

Além disso, eles são mais fáceis de treinar, têm energia e resistência ilimitadas e atendem ansiosamente ao seu trabalho por horas incansáveis.

Eles também são menos propensos a adoecer do que o pastor alemão. Além disso, por causa de seu tamanho menor, tendem a ficar em forma e viver mais!

Onde comprar filhotes de Malinois para trabalho policial?

Filhotes de cachorro malinois à venda.

Aqui no Canil Guary Kamba você encontra filhotes com certificado pedigree de pastor belga Malinois com 18 meses de garantia para trabalho policial e militar. Entregas em todo o Brasil! Todos os filhotes são raça pura (filhotes de padreadores e matrizes importados ou descendentes para manter todas as habilidades únicas dessa raça!).

➡️ Quero saber mais sobre as ninhadas

Artigos relacionados