Frutas para cachorro: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Frutas para cachorro: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

As frutas são sinônimos de saúde para nós humanos, por isso, uma dúvida bastante comum é se pode dar frutas para cachorro. A resposta para essa pergunta é sim, porém, não todas. Desse modo, é fundamental saber quais frutas seu cãozinho pode ingerir e quais não pode.

Neste artigo completo você confere tudo o que precisa saber sobre alimentar seu cão com frutas.

Você também vai gostar de ler:

➡️ Como fazer enriquecimento ambiental?

➡️ Pode dar banho em filhotes de cachorro?

➡️ 8 cuidados com cachorros no inverno

Pode dar fruta para cachorro?

Como visto acima, a resposta simples é sim. Certas frutas, como bananas, maçãs e morangos, podem tanto ser um petisco saudável para a dieta dos peludinhos como funcionar como um deleite para o bem-estar.

Ao contrário de muitas guloseimas processadas, as frutas são benéficas. Elas estão cheias de compostos antioxidantes, incluindo vitaminas A e C, carotenoides e flavonoides, sugeridos para promover a saúde e a longevidade. Estudos indicam e especialistas afirmam que uma dieta enriquecida com antioxidantes pode contribuir para a saúde do cérebro em cães idosos, por exemplo. As frutas também fornecem maior hidratação, pois são uma boa fonte de água.

Tal como acontece com todas as guloseimas, certifique-se de não exagerar — todos os extras devem ser mantidos em não mais de 10% da ingestão calórica diária de um cão. Assim, você evita o risco de desequilíbrio nutricional e ganho de peso do animal.

⚠️ Algumas advertências adicionais sobre frutas para cachorro: certifique-se de lavá-las completamente antes de alimentar seu cão, evite caules, caroços e sementes e esteja ciente que nem todas as variedades são benéficas para os peludinhos. Inclusive, algumas são realmente tóxicas.

10 Frutas que pode dar para cachorro

Cesta com frutas que pode dar para cachorros.

1 – Maçãs

Fatias ou pequenos pedaços de maçã são excelentes guloseimas para seu cão. A fruta ajuda a limpar os dentes e refrescar o hálito. Além disso, contém vitamina A, vitamina C, fibras e fitoquímicos — há estudos que ligam estes últimos com o combate do crescimento de células cancerígenas.

Antes de oferecer a maça ao animal, retire as sementes, pois, elas contêm pequenas quantidades de cianeto — substância que representa risco de asfixia.

2 – Bananas

As bananas possuem muitos benefícios para a saúde desses pets. A fibra dessas frutas pode ser boa para a digestão do seu cão, sem contar que são fontes de potássio e vitamina C.

Elas também são fáceis de transportar, tornando-as um bom lanche para vocês dois compartilharem em longos passeios.

3 – Morangos

Como a maioria das outras frutas para cachorro, os morangos são repletos de antioxidantes, favorecendo o sistema imunológico. Eles também têm um alto teor de água e contêm vitaminas C, B-6, K e E, assim como folato, potássio e manganês.

Para uma alimentação segura, retire primeiro as folhas e depois corte o morango em quatro partes. Se o seu cão for pequeno, é ainda recomendado cortar cada quarto ao meio.

4 – Amora silvestre

As amoras possuem propriedades antibacterianas (que auxiliam na boa saúde bucal), assim como vitaminas C e K, manganês e fibras.

É seguro dar amoras para seu cão, mas corte-as em pedaços menores. Atente-se a oferecer ao cão as amoras mais doces, em vez das azedas, ele vai apreciá-las mais.

5 – Mamão

A polpa desta fruta é um excelente lanche, cheio de vitaminas A, C, E e K, bem como folato, e rico em fibra, cálcio e potássio.

6 – Melancia

Pedaço de melancia sme sementes.

Nada é tão satisfatório em um dia de verão quanto uma suculenta fatia de melancia — e os cães também concordam.

Essa fruta é rica em licopeno, um antioxidante que protege contra danos celulares. E contém vitaminas A, B-6 e C, bem como tiamina, que ajuda a converter gordura, proteína e carboidratos em energia. Além disso, é incrivelmente hidratante graças ao alto teor de água.

Apenas não alimente seu cão com a casca ou as sementes, que são difíceis de digerir.

7 – Peras

As peras são ótimas frutas para cachorro, pois, são ricas em cobre, vitaminas C e K e fibras. Alguns estudos também sugeriram que comer a fruta pode reduzir o risco de derrame em 50%.

Corte as peras em pedaços pequenos e sempre remova o caroço e as sementes primeiro (as sementes contêm vestígios de cianeto, toxina que pode causar insuficiência respiratória ao pet).

8 – Abacaxi

Alguns pedaços de abacaxi são ótimos petiscos para cães, desde que a casca e a coroa sejam removidas primeiro. Essa fruta tropical é cheia de vitaminas, minerais e fibras. Também contém a enzima bromelina, que ajuda os cães na absorção de proteínas.

9 – Manga

As mangas oferecem quatro tipos de vitaminas diferentes: A, B6, C e E. Elas também têm potássio, beta-caroteno e alfa-caroteno.

Apenas se lembre, como a maioria das frutas para cachorro, de remover o caroço primeiro, pois contém pequenas quantidades de cianeto e pode se tornar um risco de asfixia. Além disso, a manga é rica em açúcar, então use-a como um deleite ocasional.

10 – Laranjas

As laranjas são boas para os cães, mas alguns deles podem não ser fãs de nenhum cítrico com cheiro forte.

Essas frutas para cachorro são uma excelente fonte de vitamina C, potássio e fibras. Em pequenas quantidades, a polpa suculenta de uma laranja pode ser um petisco muito saboroso para o seu cão.

Os veterinários recomendam jogar a casca e retirar as sementes, oferecendo ao seu cão apenas a polpa da fruta.

Gomos de laranja cortados e sem sementes.

⚠️ Frutas que não pode dar para cachorro

Cerejas

As cerejas não são recomendadas como frutas para cachorro. Com exceção da parte carnuda ao redor da semente, elas contêm cianeto e são tóxicas para os cães.

Se o seu cão comer cerejas, fique atento a pupilas dilatadas, gengivas vermelhas e dificuldade para respirar. Esses são sinais comuns de envenenamento por cianeto.

Uvas

Os cães nunca devem comer uvas nem uvas-passas. Esses alimentos são muito tóxicos para cães de qualquer raça, sexo ou idade. Elas são tão tóxicas que podem levar à insuficiência renal aguda! Dessa forma, é uma das frutas para cachorro mais perigosas, sendo recomendado estar sempre atento para que o cão não a coma.

Abacate

O caroço, a pele e as folhas dos abacates contêm persina, uma toxina que geralmente causa vômitos e diarreia em cães. O interior carnudo da fruta não tem tanta persina quanto o resto do alimento, mas ainda é demais para o organismo do seu peludinho processar. Por isso, abacates e avocados não são recomendados como frutas para cachorro.

Tomates

Enquanto o fruto maduro do tomateiro pode até ser considerado geralmente seguro para cães, as partes verdes da planta contêm uma substância tóxica chamada solanina. Embora um cão precise comer uma grande quantidade de tomate para ficar doente, é melhor evitar oferecer esses frutos a ele.

Filhotes de schipperke e pastor belga malinois – Canil Guary Kamba

Filhotes de pastor belga malinois em campo com grama.

Agora você já sabe tudo sobre frutas para cachorro e como incluir esses alimentos na dieta do seu cachorrinho. Se você estiver considerando adquirir um filhote, aqui no Canil Guary Kamba você encontra filhotes pedigree das raças pastor malinois e schipperke. Entregamos para todo o Brasil.

Artigos relacionados