Com a verticalização das cidades e com os pets cada vez mais integrados à família brasileira, uma dúvida muito comum é sobre como criar cachorro em apartamento.
Para te ajudar, reunimos 10 dicas para uma adaptação saudável e feliz para o cãozinho e para você também! Acompanhe tudo abaixo.
Você vai achar interessante saber:
➡️ Existe cachorro que não late?
➡️ Cachorro cresce até que idade?
➡️ Schipperke X Lulu da Pomerânia
1 – Conheça as regras do condomínio e do seu locador
Tecnicamente, nenhum condomínio pode proibir pets dentro dos apartamentos. Isto está assegurado pela lei do direito à propriedade (Art. 5º da constituição Federal do Brasil). Entretanto, os condomínios podem sim proibir cachorros e outros animais domésticos de circularem em áreas comuns, como salões de festas, piscinas, etc.
Além disso, quem aluga um apartamento precisa da autorização do locador para criar cachorro em apartamento. Vale a pena ficar atento ao contrato do aluguel para evitar problemas.
2 – Escolha a raça certa para você e seu apartamento
Ao selecionar uma raça de cão para o seu apartamento, deve ser prioridade a escolha de uma raça que corresponda ao seu estilo de vida. Afinal, alguns cães se dão bem com famílias, enquanto outros se dão melhor com um único dono.
Entender alguns requisitos de raças de cães em potencial também é fundamental e vai ajudar na hora da escolha do melhor animal para criar em apartamento.
🐶Necessidades de exercício – Pesquise a raça do seu cão e garanta que você possa manter seus requisitos de exercício.
🐶Sensibilidade – A raça do seu cão em potencial é sensível? Deixar seu cão no apartamento por longas horas pode criar ansiedade, especialmente em raças sensíveis. O tratamento severo também pode levar alguns cães a ficarem de mau humor e se esconderem.
🐶Socialização – Quase todas as raças se beneficiam da socialização. Os ruídos vizinhos do mundo exterior também podem ser difíceis para os cães de apartamento se adaptarem. Portanto, exponha-os ao mundo exterior, tanto quanto possível.
3 – Cuide dos exercícios
Como visto, essa pode ser uma das principais necessidades de alguns cachorros. Inclusive, a maioria dos problemas se desenvolve a partir de um cão que tem muita energia e nenhum lugar para depositá-la.
Todas as raças precisam de algum nível de exercício, sejam elas raças de baixa ou de alta energia. Por isso, no eu diz respeito em como criar cachorro em apartamento, é sua responsabilidade conhecer as necessidades de exercícios do seu cão e segui-las da melhor maneira possível.
Uma ótima regra a seguir inclui caminhadas diárias com alguns jogos dentro de casa e um treino intenso de uma a duas vezes por semana.
4 – Mantenha o cão entretido
Isso é um requisito super importante de como criar um cachorro em apartamento. Afinal, sem um quintal para correr e com pouco espaço para explorar, seu filhote ficará entediado rapidamente. Tenha uma cesta cheia de brinquedos que o cãozinho possa acessar a qualquer momento. Coloque nela mastigadores, ossos, cordas, dispensadores de guloseimas e afins.
Uma dica é fazer da comida deles um jogo. O uso de brinquedos de dispensa de alimentos é fantástico para manter a estimulação mental de seus cães viva ao longo do dia.
Além disso, é possível também manter seu animal em creches para pets durante o dia ou encontrar outro cachorro de apartamento para brincar. Só se lembre de supervisionar as primeiras interações e certifique-se de que eles estão se dando bem.
5 – Tenha uma rotina
Os cães adoram rotina. Então uma dica preciosa de como criar cachorro em apartamento é o de ter uma rotina estabelecida para seu filhote. Isso vale para tudo: horário de alimentação, de passeios e do tempo que vocês dois passam juntos brincando.
6 – Ensine a usar o tapete higiênico
Com a falta de uma área externa próxima e também para não precisar sair dar uma voltinha toda vez que o pet precisar fazer suas necessidades, é importante ensiná-lo a usar o tapete higiênico.
Para ensinar, o melhor método é sempre o do reforço positivo. Isto é, ofereça ao cão um petisco sempre que ele fizer xixi ou cocô no tapetinho para reforçar o aprendizado.
➡️ A importância do reforço positivo – Blog
7 – Otimize o apartamento para seu cão
Com um espaço limitado, é preciso tornar sua casa o mais espaçosa possível, com espaço para os pertences da sua família e os do cãozinho. Mantenha os móveis o mais próximo possível da parede e deixe caminhos abertos para cada cômodo.
Coloque também a caminha do peludinho encostada na parede para que não ocupe muito espaço de circulação, mas certifique-se de que ele ainda possa se deitar confortavelmente.
8 – Estabeleça regras sobre os móveis (se achar necessário)
Alguns donos de animais de estimação adoram que seu cão se aconchegue ao lado deles no sofá ou na cama. Outros têm uma política estrita de “sem cães nos móveis”.
Há prós e contras em permitir que seu filhote fique nos móveis. O mais importante é ser consistente na sua escolha. Os cães ficam confusos quando em um minuto não há problema em subir nos móveis e no minuto seguinte eles estão sendo repreendidos por isso.
9 – Visite o veterinário regularmente
As visitas ao veterinário são benéficas, não importa qual seja o seu espaço de vida. No entanto, os apartamentos têm mais exposição às pessoas e pode aumentar o risco de adoecer. Fique sempre em dia com as vacinas também.
10 – Faça do treinamento uma prioridade
Uma das coisas que não pode ser esquecida de como criar um cachorro em apartamento é que os vizinhos estão mais perto. Seja cortês e considere que muitas pessoas estão compartilhando o espaço.
Um cachorro que late muito não será bem recebido em um apartamento pequeno e compartilhado. Alguns prédios podem ser barulhentos e cheios, dependendo da localização. Pode demorar um pouco para o seu cão se acostumar com todos os novos ruídos e arredores.
Apresente-lhes essas mudanças de forma lenta, segura e calma para que o animalzinho fique confortável e use o treinamento para educar seu cão e treinar habilidades específicas da raça.
Schipperke: uma ótima raça para cão de apartamento
Agora que você já sabe como criar cachorro em apartamento, não deixe de conhecer a raça schipperke. Esse cão de origem belga possui muitas características que o fazem perfeito para ser criado em apartamento. Além de pequeno, é um cão muito brincalhão, ótimo companheiro para crianças e idosos. Inclusive, é excelente como primeiro cão da família. E, ao mesmo tempo que é afetuoso, também é bastante independente, se habituando a passar longos períodos brincando sozinho.
➡️ Confira o que saber antes de ter um schipperke
Aqui no Canil Guary Kamba você encontra filhotes de schipperke com pedigree e entrega em todo o Brasil.