Ativo, funcional e inteligente são termos frequentemente utilizados para descrever o Pastor Belga Malinois, uma raça conhecida por sua agilidade e inteligência únicas.
Uma raça famosa por ocupar verdadeiros “cargos” policiais, pode ser também facilmente domesticada para a vida no lar de qualquer família, trazendo ao mesmo tempo, segurança e felicidade para as casas.
No entanto, uma das dúvidas mais comuns no Brasil se refere às cores do Pastor Belga Malinois e sua pelagem, as características essenciais para identificar a pureza da raça.
Pensando nisso, preparamos este post com tais informações para que você não tenha mais dúvidas sobre as cores do Pastor Belga Malinois.
Boa leitura!
Você também vai gostar de ler:
➡️ Cachorro peludo: tipos de pelos, banho e cuidados
➡️ O que saber antes de ter um Malinois
➡️ A fascinante personalidade do Pastor Malinois
Afinal, quais as cores do Pastor Belga Malinois original?
A pelagem do Pastor Belga Malinois é densa e fechada, com subpelos que se assemelham à lã. Nas áreas da cabeça, externas das orelhas e membros inferiores, o pelo é curto.
Já nas demais regiões do corpo, o pelo é um pouco mais longo, com maior volume na cauda e ao redor do pescoço.
O que distingue os quatro tipos de pastores belgas são as cores de suas pelagens. No caso do Malinois, a cor padrão da raça é o fulvo-encarvoado, uma mistura de bege e preto, com uma máscara preta cobrindo a região facial.
Os tipos de pelagem e as cores do Pastor Belga Malinois
Fulvo (Fawn)
A grande parte dos cães da raça Malinois exibe uma pelagem de coloração “fulvo”, acompanhada por uma máscara preta que cobre o focinho, as orelhas e, em muitos casos, boa parte da face. As tonalidades do fulvo podem variar, indo desde um amarelo-claro e suave até uma coloração amarela mais intensa.
Mogno (Mahogany)
A palavra “mogno” é usada para descrever os Malinois com um tom de vermelho-acastanhado profundo. Os Malinois mogno ostentam uma extremidade escura nas pontas de seus pelos na maior parte do corpo, um fenômeno conhecido como “encarvoado” (black overlay). Esses cães podem apresentar uma coloração bastante escura na região do peito, nas pernas e em todo o restante do corpo.
Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, o padrão oficial de cor da raça Pastor Belga Malinois é unicamente o fulvo-encarvoado com máscara preta. Que é uma harmoniosa mistura de bege com o preto. Essa paleta é acentuada pela presença de uma máscara preta, que cobre a região facial e confere ao Malinois uma característica única e marcante.
A máscara deve ser muito bem pronunciada e tender a englobar os lábios superiores e inferiores, a comissura labial e as pálpebras em uma só zona preta. Foi definido um mínimo de 6 pontos de pigmentação: as duas orelhas, as duas pálpebras superiores e os dois lábios (superior e inferior) devem ser pretos.
Encarvoado significa que os pelos têm uma extremidade preta, que sombreia a cor de base. Esse preto é de toda maneira em forma de “chama”, e não pode estar presente nem em grandes placas, nem em verdadeiras listras (tigrado).
Cuidados com a Pelagem do Pastor Belga Malinois
Devido à densidade da pelagem e à presença de subpelos, é recomendável que a escovação do Pastor Belga Malinois seja realizada pelo menos uma vez por semana, aumentando a frequência para uma escovação diária durante as épocas de troca de pelo.
Não existem diretrizes específicas quanto à frequência do banho. A sugestão é dar banho quando o pelo estiver sujo, mas, no máximo, uma vez por mês, para evitar possíveis danos à pele. Além disso, existem rações formuladas com ingredientes que promovem a manutenção de uma pelagem saudável e bonita, tais como vitaminas B5, A e E, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, biotina, zinco e cistina.
Outra característica interessante da raça, é que as cores do Pastor Belga Malinois filhote, geralmente, são predominantemente escuras, e sua tonalidade se define em torno dos 18 meses.
Outros tipos de Pastor Belga que se distinguem devido à pelagem
Além do Malinois, existem outras três variantes do Pastor Belga: o Groenendael, o Tervueren e o Laekenois. A distinção entre essas quatro linhagens é estabelecida principalmente com base nas características de suas pelagens, como comprimento, direção, aparência e cor.
O Malinois, como mencionado anteriormente, é reconhecido por sua pelagem fulvo-encarvoado com máscara preta. O Tervueren apresenta predominantemente a pelagem fulvo com máscara preta, mas também pode ser cinza com máscara preta, sendo outra característica distintiva a textura do pelo.
Já o Groenendael é conhecido por ter uma pelagem completamente preta, enquanto o Laekenois se destaca por ser integralmente fulvo com traços de encarvoado. Além disso, é comum que todas as raças possuam um pouco de branco no peito e nas patas.
Onde adquirir um filhote de Pastor Belga Malinois?
O canil Guary Kamba é reconhecido no país inteiro como um dos melhores canis de criação de filhotes de raças puras Malinois e Schipperke (com certificação de Pedigree).
Além de atender as forças policiais e empresas de segurança privada, o canil também fornece cães para qualquer família que se interesse nessas raças e que buscam proteção aos seus lares.
Nossas matrizes e padreadores, originários de linhagens importadas (ou descendentes), contam com prêmios de competições, inclusive no exterior.
Essas são algumas dicas sobre as cores do Pastor Belga Malinois e sua pelagem. Para saber mais sobre as diversas características da raça, leia mais os nossos posts aqui no blog. Assim você ficará expert sobre a raça. E caso queria falar com nossos especialistas é só entrar em contato: